Igreja Sirian Ortodoxa Santa Maria


HISTÓRIA DA IGREJA SANTA MARIA
 

A Igreja Sirian Ortodoxa Santa Maria estabelecida a Rua Padre Musa Tuma nº 3 na Vila Clementino em São Paulo – SP é formada pela comunidade de Sirianis ou Siríacos e seus descendentes, oriundos dos países do Oriente Médio entre eles Turquia, Síria, Líbano, Iraque, Israel, Palestina e Jordânia e radicados no Brasil, mais especificamente em São Paulo.
Ligada diretamente à Cátedra Siríaca Ortodoxa de Antioquia, com sede atualmente em Damasco na Síria.
A Igreja Sirian Ortodoxa Santa Maria foi consagrada em 14 de junho de 1981 pelo então Patriarca da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Mor Ignatius Zakai I e vem continuamente desenvolvendo atividades religiosas, culturais e assistenciais. 
O Patriarca atual é SS Mor Ignatius Afrem II, Karim, 123º da sucessão petrina.

 
 

Patriarca Zakkai I

 

Patriarca Afrem II

A Igreja mantém suas portas abertas para todos aqueles que querem professar a fé Cristã nos dogmas da sua Cátedra e mantém laços ecumênicos com as demais Igrejas Cristãs. 
Formada desde os primórdios do Cristianismo por São Pedro Apóstolo, quando da sua viagem a Antioquia onde funda sete igrejas, pratica até hoje os rituais e missas na língua de Jesus Cristo, Nosso Senhor, o idioma aramaico, modernamente denominado "Siríaco". 
É a Igreja Cristã mais rica em liturgias possuindo 84 diferentes liturgias praticadas até hoje. 
A Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia mantém a sucessão apostólica a partir de São Pedro Apóstolo, chefe dos Apóstolos e o primeiro da lista dos Patriarcas de Antioquia sem interrupções. Ministra os Sete Sacramentos desde a sua fundação, tendo participado dos três grandes Concílios Basilares do Cristianismo, Nicéia, Constantinopla e Éfeso. 
No Brasil, e em especial na Igreja Sirian Ortodoxa Santa Maria pratica-se a Santa Missa em aramaico, português e árabe, esta última língua devido à imigração predominante dos países de fala árabe.

 

 
Copyright © Igreja Sirian Ortodoxa Santa Maria - Desenvolvido por: MQInfo