PARTITURAS MUSICAIS

APRESENTAÇÃO

A Igreja Siríaca Ortodoxa de Santa Maria em São Paulo, tem a honra de presentear seus leitores com dois belos volumes da Música Siríaca de Antioquia. Esse trabalho inestimável ao mundo é a preservação em notação gráfica da música dos primórdios do cristianismo e até dos séculos que antecedem o cristianismo e se deve unica e exclusivamente ao "malfono Abrohom" - Professor Ibrahim Gabriel Sowmy (1913- 1996) e seu filho, Bassim (1946). Há que se observar que os autores, com a intenção de preservar a sincronia entre a melodia executada em instrumento musical e a vocalização das palavras em aramaico (suryoyo / siríaco) optaram por grafar de forma inversa a grafia musical, ou seja, a pauta flui da direita para a esquerda. Os comentários do Professor Ibrahim G. Sowmy e de seu filho e músico Bassim Sowmy, são verdadeiras aulas de antropologia e de história musical enquanto nos indicam o caminho da evolução musical no Oriente, seja no oriente sumério, assírio-babilônico, arameu e finalmente siríaco antioquino. Podemos facilmente visualizar a evolução da arte musical até a música ocidental medieval, quando esta se divorcia de seu fluir natural e toma outro rumo. Podemos também visualizar claramente a origem da música oriental contemporânea, como muito bem aponta Aniss Sowmy em seu artigo sobre música oriental, nesse mesmo sítio, em 2.002 (v. A MÚSICA SIRÍACA RAÍZES INFLUÊNCIAS ).
Finalmente, temos que agradecer o próprio Bassim Sowmy pela permissão de publicarmos em formato eletrônico essa monumental obra bem como os esforços de Daniel Sowmy pelo trabalho de converter em arquivo eletrônico portável (PDF) os dois volumes. Esses dois volumes nos presenteam com aproximadamente 400 melodias. Existe um terceiro volume que ficou sem publicação e que num futuro breve também será convertido em arquivo eletrônico e deverá ficar disponível aqui, se assim Deus quiser.
São Paulo, 10 de junho de 2.009 d.C.